Ostracismo
O ostracismo é um fenômeno social caracterizado pelo ato de excluir ou ignorar indivíduos ou grupos dentro de uma comunidade ou sociedade.
O termo "ostracismo" deriva do antigo ritual grego em que os cidadãos votavam para banir alguém de sua cidade-estado por um período de dez anos.
No contexto moderno, refere-se a um processo de exclusão social, seja intencional ou não, que resulta no indivíduo se sentindo desvalorizado e rejeitado de um grupo.
Alguns estudos de caso ilustram o impacto do ostracismo. Por exemplo, um estudo realizado por Kipling D. Williams mostrou que mesmo uma breve experiência de ostracismo em um jogo de computador pode causar sentimentos de tristeza e raiva.
Tipos de Ostracismo
- Ostracismo direto: Inclui exclusão física ou verbal de atividades sociais ou interações. Um exemplo comum é uma criança sendo deixada de fora de um jogo no recreio.
- Ostracismo indireto: Mais sutil e frequentemente mais prejudicial, inclui exclusão emocional ou psicológica, como quando um indivíduo é ignorado em uma conversa ou não reconhecido por suas realizações.
Impacto do Ostracismo
O ostracismo pode ter um impacto substancial na saúde mental e bem-estar do indivíduo, levando à solidão, depressão, ansiedade e até mesmo ao suicídio em casos extremos.
Consequências Psicológicas
- Autoestima: Os indivíduos frequentemente experimentam uma diminuição na autoestima como resultado do ostracismo.
- Necessidades Psicológicas: O ostracismo também pode prejudicar as quatro necessidades psicológicas básicas de pertencimento, autoestima, controle e reconhecimento significativo.
Consequências Físicas
Pesquisas também mostraram que o ostracismo pode levar a resultados físicos negativos, como aumento do estresse e redução da saúde geral.