Transtorno Dissociativo
Os transtornos dissociativos são uma categoria de condições de saúde mental que envolvem uma desconexão ou falta de continuidade entre pensamentos, memórias, consciência, identidade e percepções sensoriais.
As experiências dissociativas são comuns, mas quando estas experiências são persistentes e causam angústia ou interferem no funcionamento do indivíduo, podem resultar em um diagnóstico de transtorno dissociativo.
As causas dos transtornos dissociativos geralmente envolvem trauma ou estresse extremo, especialmente quando ocorrem na infância.
O tratamento pode incluir uma combinação de psicoterapia (como terapia cognitivo-comportamental ou terapia psicodinâmica), técnicas de manejo de estresse e, em alguns casos, medicação.
Tipos de Transtornos Dissociativos
Os transtornos dissociativos podem ser classificados em diversas formas, incluindo:
- Transtorno Dissociativo de Identidade: Anteriormente conhecido como transtorno de personalidade múltipla, caracterizado por dois ou mais estados de personalidade distintos ou uma experiência de posse. Os indivíduos podem sentir-se como se fossem várias pessoas diferentes em diferentes momentos.
- Transtorno de Despersonalização-Desrealização: Este transtorno envolve experiências persistentes ou recorrentes de despersonalização, sentimento de estar desconectado ou distante do próprio corpo, pensamentos ou emoções, e desrealização, uma experiência de irrealidade ou desconexão em relação ao ambiente.
- Amnésia Dissociativa: Caracterizado pela incapacidade de recordar informações pessoais importantes, geralmente de natureza traumática ou estressante, que não pode ser explicada pela esquecimento normal.