Reflexo
(1) Reflexo refere-se a uma resposta automática, não aprendida pelo organismo, sendo relativamente fixa a estímulos que não requerem necessariamente uma aprendizagem.
(2) O reflexo é uma relação entre um estímulo específico e uma resposta específica, sendo uma interação entre um organismo e o seu ambiente, em que o estímulo elicia (produz) a resposta. São respostas referentes a comportamentos de base filogenética.
Na Análise do Comportamento utiliza-se a notação S→R para representar a relação do comportamento reflexo, onde S representa o estímulo (stimulus, no inglês) e R representa a resposta (response, no inglês). A relação entre o estímulo e a resposta é representada pela seta →. Em outras palavras, o estímulo (S) produz (→) a resposta (R).
A eliciação sucessiva de respostas pode causar habituação (diminuição da magnitude da resposta) ou potenciação (aumento da magnitude da resposta).
Propriedades do Reflexo
- Lei da intensidade-magnitude: a intensidade do estímulo é diretamente proporcional à magnitude da resposta. Isto é, quanto mais intenso o estímulo, mais intensa a resposta.
- Lei do limiar: É necessário que o estímulo tenha uma intensidade mínima para eliciar uma resposta.
- Lei da latência: a latência refere-se ao intervalo temporal entre a apresentação do estímulo e o acontecimento da resposta. Estímulos mais intensos produzem respostas em menos tempo (menor latência).
Além disso, quanto maior a intensidade do estímulo, mais tempo durará a resposta.