Ego
Em psicologia, denomina-se "Ego" o núcleo da personalidade de uma pessoa. O Ego é a noção que se tem de si mesmo, especialmente do seu eu consciente. A palavra "ego" tem origem do Latim e significa "eu".
Desta forma, o Ego refere-se aos processos psicológicos relacionados à noção de si mesmo e compreende as atitudes, valores e preocupações do indivíduo.
Ego na Teoria Psicanalítica
Em psicanalise, o Ego refere-se ao componente da personalide que lida com as demandas do mundo externo, fazendo a interface entre o mundo psíquico (interno) e a realidade (mundo exterior). Este processo psíquico é conhecido na psicalálise como o princípio da realidade e permite ao indivíduo perceber, raciocinar, resolver problemas, lidar com a realidade e ajustar os impulsos do Id às demandas do Superego.
Ego na Psicologia Analítica
Carl Gustav Jung denominou como Ego a organização da mente consciente, sendo composto por percepções conscientes, recordações, pensamentos e sentimentos. O Ego funciona como uma espécie de vigia da Consciência, atuando como um filtro, ou uma peneira, que seleciona o que poderá passar para Consciência. Os conteúdos que são rejeitados pelo Ego, não são percebidos como existentes.
Além disso, é o Ego o responsável por fornecer uma ideia de continuidade e identidade à personalidade, através de sua atuação na seleção dos materiais psíquicos que irão emergir à consciência ou que serão mantidos no Inconsciente Pessoal.