Psicodrama

O Psicodrama foi um método desenvolvido por Jacob Levy Moreno (1889-1974) um psiquiatra romeno que viveu na Áustria e nos Estados Unidos, sendo uma forma de trabalho que surgiu do teatro de improviso.

Psicodrama, segundo Levy Moreno, pode ser definido como uma ciência que busca a verdade por meio de métodos dramáticos e usa a ação como uma forma de investigar a alma humana.

A palavra drama deriva do grego e significa “ação”. Assim, o psicodrama é o um método de trabalho que se propõe a investigar os fenômenos psicológicos através da ação.

O Psicodrama é um modelo terapêutico que explora a representação dramática, que possibilita o livre desempenho de papeis e seus vínculos, trabalhando para ampliá-los.

A principal característica deste método é a dramatização. Durante a sessão, esse processo pode ser feito de modo grupal ou individual, onde o sujeito a protagonizar uma situação conflituosa e realiza intervenções específicas a fim de aprofundar as relações e vínculos no aqui e agora.

O psicodrama se constitui uma prática eficaz no tratamento de diversas situações psicológicas.


Palavras-chave:
Psicodrama Levy Moreno Dramatização Aqui e Agora
Página relacionada:
Catarse A catarse, uma liberação de emoções reprimidas, é um conceito desenvolvido por Aristóteles e retomado por Sigmund Freud. Continue lendo...