Alfred Adler

Alfred Aldler nasceu na cidade de Viena, em 07 de fevereiro de 1870. Durante sua infância, sofreu de muitas doenças sérias, dentre as quais se destaca o raquitismo, que o imputou muitas limitações físicas.

Mais tarde em sua vida estudou medicina na Universidade de Viena, posteriormente se especializando em Neurologia e Psiquiatria.

A convite de Sigmund Freud, começou a frequentar reuniões para discutir a psicanálise, em 1902, e foi nomeado presidente da Sociedade Psicanalítica de Viena no ano de 1910. Entretanto, Adler rompeu com a psicanálise freudiana em 1911, tendo fundando no ano seguinte a Sociedade de Psicologia Individual.

Adler desenvolveu um trabalho profícuo no campo da educação, marcadamente no treinamento de professores. Ele fundou vários centros de orientação de crianças em escolas públicas.

Durante sua vida publicou vários livros e monogragias, frequentemente se dedicando a excursões e conferências pela Europa e Estados Unidades. 

Com o acirramento e avanço do Nazismo na Europa, Adler se mudou em 1932 para os Estados Unidos, tendo falecido em 1937 na Escócia, durante um ciclo de conferências pela Europa.

Alfred Adler criou a Psicologia Individual, tendo sido fortemente infucenciado pela teoria psicanalítica, além da filosofia de Nietzsche, pelo "ficcionismo" de Hans Vaihinger e pela filosofia holística de Jan Smuts.

Para Adler, cada pessoa é basicamente um ser social, ele enfatizavou a importância da convivência da criança com seus pares e irmãos. Postulava que a ordem de nascimento tem marcante influência social na infância e é a partir dela que o sujeito cria seu estilo de vida. Adler também enfatizou a importância do poder criador do Self e do Interesse Social. 

Os principais conceitos formulados por Alfred Adler são:


Palavras-chave:
Psicanálise Sigmund Freud Alfred Adler Luta pela Superioridade Complexo de Inferioridade Adler Psicologia Individual Sociedade Psicanalítica de Viena
Páginas relacionadas:
Compensação (1) Na teoria psicanalítica de Sigmund Freud, a compensação é considerada um mecanismo de defesa que protege o indivíduo da percepção consciente de … Continue lendo...
Complexo de Superioridade Na teoria da Psicologia Individual, de Alfred Adler, esse complexo se desenvolve como uma forma de supercompensação de sentimentos de inferioridade … Continue lendo...
Escolha Objetal Narcisista A Escolha Objetal Narcisista é um conceito da psicanálise que se referee ao fenômeno pelo qual um indivíduo dirige seus desejos amorosos ou sexuais … Continue lendo...
Escolha Objetal Anaclítica No contexto psicanalítico, Escolha Objetal Anaclítica refere-se à escolha de um objeto amoroso que se assemelha a uma figura significativa da infânc… Continue lendo...