Complexo de Inferioridade
(1) O Complexo de Inferioridade refere-se a um sentimento básico de insuficiência e insegurança, derivado de uma deficiência física ou psicológica, real ou imaginária, que pode resultar em experiência comportamental que é passível de variar desde o completo “retraimento” da timidez até a supercompensação e o desenvolvimento de um complexo de superioridade.
(2) Para Alfred Adler, em sua Psicologia Individual, o sentimento de inferioridade designa um estado normal, comum a todas as pessoas. Ele não é sinal de fraqueza ou anormalidade, mas sim a fonte de toda a luta humana e pode funcionar como força motivadora no comportamento.
Entretanto, quando a pessoa não consegue usar o sentimento de inferioridade para impulsionar o seu desenvolvimento, poderá surgir o complexo de inferioridade, quando o indivíduo tem uma opinião ruim sobre si mesmo e sente-se incapaz de lidar com as demandas da vida.
O complexo de inferioridade pode surgir na infância a partir de três fontes principais: inferioridade orgânica, mimo excessivo e negligência.