Processos da Memória
Os Processos da Memória são os procedimentos por meio dos quais as informações são codificadas, armazenadas e recuperadas no cérebro. Esses processos, vitais para a cognição humana, são a base do aprendizado, percepção e tomada de decisão.
Do ponto de vista da neurociência, a codificação envolve a ativação de neurônios específicos por sinais elétricos e químicos. O armazenamento da memória é considerado como uma mudança na força das conexões entre esses neurônios, conhecida como plasticidade sináptica. A recuperação envolve a reativação dessas redes neuronais.
Codificação
A Codificação é o primeiro passo no processo de memória. É através da codificação que a informação do mundo ao nosso redor é transformada em um formato que pode ser armazenado no cérebro. Esse processo pode ocorrer de várias maneiras, incluindo a codificação acústica (som), codificação visual (imagem) e codificação semântica (significado).
Armazenamento
O Armazenamento refere-se à manutenção da informação codificada no cérebro ao longo do tempo. As informações podem ser armazenadas em diferentes tipos de memória, incluindo a memória sensorial, a memória de curto prazo e a memória de longo prazo.
Recuperação
A Recuperação é o processo de acessar e trazer a informação armazenada de volta à consciência. A recuperação pode ocorrer de várias maneiras, incluindo o reconhecimento (identificação de informações previamente aprendidas, como em um teste de múltipla escolha) e o recall (recuperação de informações da memória sem qualquer dica, como em um teste de preenchimento de lacunas).